Com a chegada oficial do inverno, o comércio de Blumenau entra no clima da estação que tradicionalmente traz oportunidades para o varejo. A procura por roupas de frio, calçados, cosméticos e artigos para o conforto térmico costuma aumentar, e a expectativa é de um bom desempenho nas vendas.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, os segmentos mais beneficiados nesta época são os de vestuário — especialmente as peças da coleção outono/inverno — calçados, perfumaria e itens para casa, como cobertores e aquecedores.
Nos últimos meses, datas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados já ajudaram a impulsionar as vendas no comércio local. A CDL projeta que o movimento no setor continue positivo
“A CDL Blumenau tem uma expectativa positiva para o comércio local com a chegada do inverno. Sabemos que essa estação traz oportunidades específicas para diversos setores, e o movimento tende a se intensificar com o aumento da demanda por produtos e serviços relacionados ao frio”, afirma o presidente da CDL Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior.
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De acordo com a CDL, muitos lojistas se anteciparam à chegada do inverno, ajustando vitrines, selecionando produtos e planejando ações para atrair consumidores.
“Eles têm investido bastante energia na seleção de produtos e na montagem das vitrines, sempre atentos às mudanças do clima e buscando oferecer opções adequadas para cada dia. É possível perceber esse cuidado e essa consciência dos lojistas em relação à estação”, destaca Lea Affonso, coordenadora do Núcleo do Centro da CDL Blumenau.
Apesar do otimismo, a instabilidade climática tem sido um desafio para o setor. O aumento de dias quentes e a redução dos períodos de frio intenso, reflexo do aquecimento global, dificultam o planejamento das coleções e a definição dos estoques.
“Hoje não conseguimos mais prever com precisão como será o inverno. Precisamos pensar em produtos que atendam tanto aos dias frios quanto aos mais amenos”, explica Lea.
Para lidar com esse cenário, a CDL tem promovido trocas de experiências entre os lojistas, orientações sobre tendências de mercado e campanhas mais flexíveis, que possam se adaptar às mudanças do clima ao longo da estação.
De acordo com a vitrinista e Visual Merchandising, Gesika Godoy, o inverno é uma das estações que mais exigem planejamento e estratégia visual no ponto de venda.
“As estações são grandes direcionadoras do que vai pra vitrine. É na vitrine que o consumidor se imagina vivendo aquele cenário e usando aquele produto. Por isso, sim, mudam as cores — entram tons mais quentes, neutros e terrosos —, a iluminação fica mais acolhedora e a cenografia traz elementos que remetem aos dias frios, como pedras, texturas naturais e composições que tragam aconchego. Mas é sempre importante reforçar: a vitrine não é sobre a decoração. Ela é sobre o produto”, explica.
Segundo ela, a apresentação dos looks completos no segmento de vestuário é uma estratégia cada vez mais importante para melhorar a experiência dos consumidores.
“Hoje o consumidor não compra mais só ‘um casaco para o inverno’, ele busca combinações inteligentes. Isso exige que a vitrine mostre possibilidades — sobreposições, camadas, contextos de uso. Quando o produto está bem apresentado, isso facilita a jornada de compra e faz com que ele leve mais peças”, afirma.
Segundo a profissional, o planejamento das vitrines começou com 30 a 45 dias de antecedência, tempo necessário para definir o conceito, organizar a cenografia e a iluminação, além de alinhar ideias com a campanha da loja, tanto no espaço físico quanto nas redes sociais.
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