O nadador Vinícius Judes, de Blumenau, foi convocado para representar o Brasil na Surdolimpíada, que acontecerá entre os dias 15 e 26 de novembro, em Tóquio, no Japão. Esta será a segunda participação do atleta nos Jogos Olímpicos para Surdos.
Determinado a conquistar uma posição ainda mais alta no cenário internacional, Vinícius traçou uma meta ambiciosa: alcançar um lugar no pódio e figurar entre os cinco melhores nadadores do mundo na prova dos 50 metros peito — sua especialidade.
“É um grande orgulho vestir a camisa do meu país novamente. A expectativa está muito alta, e estou treinando forte para dar o meu melhor. Representar o atleta surdo do Brasil é uma responsabilidade e também uma grande alegria”, disse o atleta.
A rotina de treinos, segundo Vinícius, tem sido intensa tanto dentro quanto fora da piscina. Ele integra a seleção brasileira de surdos e está em fase de aprimoramento técnico, físico e mental.
“Tenho me preparado com muito foco e disciplina. Também estou cuidando da alimentação, do sono e do preparo mental. Quero chegar na competição no meu melhor nível”, explicou.
A carreira de Vinícius é marcada por superação, disciplina e resultados expressivos. Entre as principais conquistas, estão:
Medalha de ouro inédita nos 50m peito no Pan-Americano de 2024
Ouro e bronze no Campeonato Sul-Americano no Equador
Campeão Brasileiro de Natação em 2025
Entre os 14 melhores do ranking mundial em 2023
Atualmente no 7º lugar do ranking mundial anual no nado peito 50m
Para custear os gastos com a viagem, Vinícius lançou uma campanha de arrecadação. A meta é reunir R$ 15 mil, valor necessário para cobrir passagens, hospedagem, alimentação, uniformes e demais despesas.
Quem quiser contribuir pode fazer uma doação via Pix pela chave vini.pdr@gmail.com. Também é possível acompanhar a rotina do atleta pelo Instagram: @vinicius_deaf.
“Se você acredita na força do esporte, da inclusão e da superação, contribua com qualquer valor ou compartilhe essa campanha. Toda ajuda é muito bem-vinda”, reforça o atleta.
Massa de ar seco garante dia de sol e temperaturas amenas em Blumenau nesta segunda-feira
Três homens são presos por furto em diferentes bairros de Blumenau
Comércio e setor de serviços de Santa Catarina superam média nacional e impulsionam economia
Mín. 12° Máx. 21°