O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) a ampliação da gratuidade no programa Farmácia Popular, com a inclusão de dois novos itens. Agora, 41 produtos são oferecidos gratuitamente para a população, um aumento em relação aos 39 já disponíveis. Os novos insumos abrangem medicamentos e itens de higiene.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Antes da ampliação, a população precisava pagar uma coparticipação para obter esses insumos. Com a mudança, os dois produtos se juntam aos demais itens gratuitos oferecidos pelo programa, como remédios para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, entre outros.
Em 2024, o programa Farmácia Popular atendeu 24,7 milhões de pessoas, representando um aumento de 20% em relação a 2022, quando 20,7 milhões foram beneficiados.
Criado em 2004, o Farmácia Popular visa garantir o acesso contínuo ao tratamento de diversas doenças, fornecendo medicamentos gratuitos para condições como diabetes, colesterol alto, asma, hipertensão, rinite, doença de Parkinson e até para questões relacionadas à dignidade menstrual.
O programa está presente em mais de 31 mil farmácias credenciadas em 4.812 municípios, abrangendo 86% das cidades do Brasil.
Para retirar os medicamentos e itens como fraldas geriátricas, é necessário que o paciente ou representante legal se dirija a uma farmácia credenciada, portando:
A distribuição de fraldas geriátricas é restrita a pessoas com 60 anos ou mais ou com deficiência, sendo necessário apresentar atestado ou laudo médico que comprove a necessidade de uso.
Sexta-feira será de calor e chance de pancadas de chuva em Blumenau
Mín. 14° Máx. 24°