O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Itajaí realizou, na última quarta-feira (18), a operação Agro Seguro no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, no Litoral Norte. O espaço, que serve como ponto de embarque e desembarque para turistas em trânsito, marcou o início oficial da temporada de cruzeiros 2024/2025.
Os profissionais da Cidasc distribuíram materiais educativos, com o objetivo de alertar os turistas sobre as normas sanitárias relacionadas à entrada de produtos de origem animal e vegetal, como partes de plantas, mudas e sementes, em Santa Catarina. Os visitantes foram orientados sobre a importância de adquirir e consumir apenas produtos inspecionados durante a sua estadia no Estado, que é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência na produção agropecuária.
A Peste Suína Africana (PSA), erradicada no Brasil na década de 1980, voltou a ser uma preocupação após o registro de casos em países da Ásia, América e Europa. Embora não afete a saúde humana, é uma doença altamente contagiosa entre suínos domésticos e selvagens, podendo gerar sérias perdas econômicas, já que não existem vacina ou tratamento disponíveis.
A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) representa uma ameaça à sanidade da avicultura brasileira e à produção de aves em Santa Catarina, que é o segundo maior produtor e exportador do país, com mais de 132,3 milhões de frangos. A introdução desse agente infeccioso poderia comprometer não apenas a avicultura, mas também toda a cadeia produtiva e a segurança alimentar.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A Cidasc orienta os visitantes a adotarem alguns cuidados para proteger o agro de Santa Catarina:
Polícia encontra corpo durante buscas por casal desaparecido em SC
Blumenau é escolhida para receber centro cultural do PAC do Governo Federal
Incêndio atinge indústria de conservas em Rio dos Cedros
Mín. 16° Máx. 25°