A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, fez na quinta-feira (22) a operação "Fronteira Integrada" para desarticular um grupo criminoso que atua na região de Dionísio Cerqueira, no Oeste de Santa Catarina. O grupo é suspeito de praticar crimes de contrabando e descaminho, principalmente de cigarros paraguaios e vinhos argentinos, além de lavagem de dinheiro.
Na ação, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão nas cidades catarinenses de Dionísio Cerqueira, Chapecó, São José e Florianópolis. Além dos mandados, a justiça também determinou o sequestro de quatro automóveis. Os mandados foram expedidos pelo Juízo Federal da 1ª Vara em Chapecó.
As investigações iniciaram em 2023 e identificaram que o grupo criminoso utilizava contas bancárias de pessoas interpostas (laranjas), residentes na região, para ocultar patrimônio e praticar o crime de lavagem de dinheiro. Um dos suspeitos já possui condenação em cinco ações penais, além de estar respondendo a outros processos.
Os integrantes da organização criminosa são investigados pelos crimes de descaminho, contrabando e associação criminosa, com penas máximas que somadas podem chegar a 19 anos de reclusão.
Mín. 13° Máx. 20°