A partir de segunda-feira (15), toda a população de Blumenau acima de seis meses de idade poderá tomar a vacina contra a gripe. Com a ampliação do público, não é mais preciso estar em um dos grupos prioritários para ser vacinado, basta procurar uma das 33 salas ativas do município, que estão localizadas tanto nos Ambulatórios Gerais (AGFs), quanto nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), portando um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A ampliação da vacinação acontece diante das baixas coberturas vacinais registradas em Santa Catarina, além de o aumento no número de casos de doenças respiratórias no Estado. Os eventos de gripe, por exemplo, tiveram um aumento de 56% em comparação ao ano passado e que evoluíram para gravidade com necessidade de hospitalização.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.
Influenza em Santa Catarina
De acordo com o último boletim epidemiológico da influenza divulgado pelo Governo do Estado, este ano foram confirmados 245 casos de internação pela doença em Santa Catarina. Destes, 12 resultaram em morte, sendo que a maior parte foi em pessoas mais vulneráveis como crianças (3 casos) e idosos com 60 anos ou mais (5 casos).
Homem é preso após furtar barras de chocolate, energético e achocolatado em Blumenau
Justiça de SP autoriza volta de menino levado clandestinamente ao Estado para Santa Catarina
Mães: doação, amor e dedicação; Blumenau já registra mais de 1900 nascimentos neste ano
Mín. 14° Máx. 25°