Na mais alemã das cidades brasileiras, a época da Páscoa é uma tradição.As ruas de Pomerode ficam coloridas e com vários enfeites que encantam quem vê. Essa herança de decorar se repete a cada ano na casa da família da Steinert.
Aqui eles montam a Osterbaum - que quer dizer árvore de páscoa em alemão - no quintal da casa da família. Neste dia estava um céu azul e um clima agradável para manter a tradição. Durante a montagem, a costureira Sandra Leia Utpatdel Steinert conversava com a filha Júlia de quatro anos em alemão. Cada ovinho colorido foi sendo colocado um a um nos galhos secos, costume que a Sandra aprendeu com a mãe na infância.
"Quando nós éramos pequenos nós pintávamos o ovo na escola e daí em casa nós também pintávamos a casquinha e depois pendurava na árvore", disse a costureira, com um largo sorriso estampado no rosto.
Veja a reportagem abaixo:
Agora a Sandra está passando este legado para a filha Júlia. A menina já carrega a cesta cheia de ovos e ajuda a colocar na árvore que tem pouco mais de dois metros de altura. "Tô passando para minha filha Júlia, para o meu filho Gabriel. Eles já dizem, mãe vamos montar a árvore hoje?" enfatizou Sandra.
A tradição de montar a Osterbaum, chegou há mais de 150 anos com os primeiros imigrantes alemães que povoaram a região conhecida como Vale Europeu. Este costume é carregado de simbologias, os galhos secos representam a morte de Jesus Cristo, já os ovos coloridos significa a vida a ressurreição para eles.
A cidade de Pomerode ostenta o título de ter a maior árvore de páscoa do mundo, são mais de 100 mil casquinhas naturais pintadas uma a uma que enche os olhos dos visitantes que passam pela Osterfest no Centro Cultural da cidade. No ano de 2017 ela entrou para o livro dos recordes e desde então a fama permanece para a cidade, que repete todos os anos a montagem da árvore.
Veja quatro fatos sobre a Osterbaum:
14ª Osterfest
Data: 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Entrada gratuita
Mín. 11° Máx. 20°