Dentro da minha profissão como consultora de imagem, eu trabalho com cinco tipos físicos (ou biotipos), que são os tipos de corpos femininos. Apesar de estarmos acostumadas a ver inúmeros corpos “perfeitos” das capas de revistas, fotos no Instagram e comerciais de televisão que ficamos frustradas ao nos olharmos no espelho. Criamos uma falsa ilusão do que é considerado padrão e deixamos que isso às vezes abale a nossa autoestima.
A verdade é que todos os biotipos são lindos e merecem ser valorizados, e o melhor, é saber que um simples detalhe na roupa que você veste pode transformar a silhueta. Porém, para que estes truques de estilo funcionem, você precisa conhecer e reconhecer seu corpo, entender as suas formas e aprender a usar o seu tipo físico a seu favor!
Por isso, eu vou apresentar pra você hoje, os cinco tipos físicos mais comuns e mostrar como você pode reconhecer a forma da sua silhueta, pois quando você entende melhor o seu tipo de corpo, consegue escolher peças que vão destacar seus pontos portes e disfarçar aquilo que você não quer evidenciar!
Quais os biotipos mais comuns?
TRIÂNGULO INVERTIDO: os ombros e costas são maiores e os quadris estreitos;
TRIÂNGULO: o quadril é maior do que os ombros e a cintura é marcada, costuma ter coxas grossas e seios pequenos ou médios;
RETÂNGULO: tem os ombros, a cintura e o quadril com praticamente a mesma medida;
AMPULHETA: os ombros e os quadris possuem o mesmo tamanho e a cintura tem mais destaque;
OVAL: em geral, se encaixam neste tipo de corpo as mulheres que estão um pouco acima do peso.
O que fazer agora que eu sei meu biotipo?
Quando você tem domínio sobre o seu tipo físico, fica mais fácil compor produções que vão te valorizar levando em consideração elementos como linhas, cores, formas e estampas.
A aplicação desses detalhes podem criar ilusão de alongar ou reduzir, aumentar ou diminuir a silhueta. Por exemplo, o uso da cor escura:
Você só tem a ganhar conhecendo seu biotipo
Esse tipo de conhecimento ajuda muito na autoestima e no desenvolvimento da autoconfiança. Além disso, saber qual é o seu tipo físico torna a escolha das peças que você usa muito mais assertivas.
Chega de usar algo que está na moda, mas que não fica bem para a sua silhueta! Chega de gastar dinheiro com roupas que não ficaram tão bem em casa como na hora em que você provou na loja! Chega de ver o seu corpo como um obstáculo para você brilhar!
Lembre-se: “Se você experimentar uma roupa e ela não ficar boa, o problema é a roupa, e não você!”
Anna Rutkoski é blumenauense, Consultora de Imagem & Estilo e Digital Influencer. Formada em Consultoria de Imagem pelo EnModa (SP), Estilismo Industrial pelo Senai (Blumenau), Produção de Moda & Styling pelo Senai (Curitiba) e atua na área da moda há 15 anos.
Mín. 16° Máx. 25°