Até o fim desta semana, o trecho que cedeu na Rua Anfilóquio Nunes Pires, uma das principais ligações entre Blumenau e Gaspar, deverá ser totalmente liberado para o trânsito. Isso é o que espera a Prefeitura da cidade Coração do Vale. Na última sexta-feira (19) o tráfego foi liberado apenas no sentido Gaspar/Blumenau, porém, agora as duas pistas estarão aptas a serem utilizadas. Poderão passar pelo local apenas veículos com até quatro toneladas. Ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal também estão liberados.
A região sofreu um solapamento de margem, ou seja, parte do barranco cedeu no Rio Itajaí-Açu, no dia 18 de junho. A área recebeu obras de contenção e estabilização emergenciais. Neste momento, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Gaspar faz o trabalho de recuperação da pavimentação da pista mais afetada, no sentido Blumenau. Desta forma, assim que for concluído, o trecho será liberado.
A Superintendência de Trânsito reforça a importância dos motoristas respeitarem a sinalização, especialmente a restrição para veículos com mais de quatro toneladas, que devem utilizar a BR-470 como rota alternativa. Além disso, o departamento de trânsito também informa que a rota de desvio emergencial, que fica em uma transversal da Rua Olga Bohn, será fechada, assim que a liberação do tráfego na Rua Anfilóquio Nunes Pires for efetuada.
Em 7 de julho, uma comitiva de Gaspar liderada pelo prefeito Kleber Wan-Dall (MDB) foi à Brasília (DF) e garantiu R$ 1,5 milhão para a execução da obra de contenção e recuperação permanente. O aporte financeiro deve ser encaminhado através da Secretaria de Estado de Defesa Civil. O projeto está sendo finalizado e todos os encaminhamentos e processos burocráticos necessários para liberação da verba e execução das obras permanentes.
Mín. 16° Máx. 26°