Até às 17h desta sexta-feira (6), a Defesa Civil de Gaspar, no Vale do Itajaí, já havia contabilizado nove ocorrências por conta das chuvas que acontecem no município desde quarta-feira. Além disso, o município está em estado de atenção para risco de enchentes. Segundo a Defesa Civil do Estado, são esperados cerca de 100 a 100 mm de chuva entre sábado e domingo. O nível do Rio Itajaí-Açu deve ficar entre 8 e 9 metros na cidade. Neste momento, o nível do rio está em 3,17m.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Entre as ocorrências atendidas estão três alagamentos em via pública, nos bairros Coloninha, Bela Vista e Margem Esquerda, um alagamento em propriedade particular no bairro Gaspar Grande, dois deslizamentos nos bairros Bateias e Belchior Alto, duas avaliações de risco estrutural no Bela Vista e Gaspar Alto e uma árvore que apresenta risco de queda também no Gaspar Alto.
Cota para alagamento
A partir de 6,20m, algumas vias no município começam a sofrer com uma possível enchente. As primeiras ruas que podem ser afetadas são as Ruas Petúnia e Costa Rica com 6,20m; Avenida Hilberto Gaertner com 6,253m; Rua Sertão Verde com 6,344m; Rua Lino com 6,571m; e Rua Maestro Egon Bohn com 6,580m. A consulta da cota de enchente está disponível no site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/mapas/cotas-de-enchente.
Deslizamentos de terra
A Defesa Civil de Gaspar permanece em estado de alerta devido ao alto risco de deslizamentos de terra por conta do solo encharcado. O órgão segue monitorando a situação do aumento do nível do rio, e as equipes estão nas ruas atendendo à comunidade, em regime de plantão. A solicitação de atendimento e verificações deve ser feita através do telefone 199. A situação na região do Vale do Itajaí é monitorada pelos agentes.
Abrigos
Um abrigo está ativado na Rua Barão do Rio Branco, em frente à padaria Nicoletti, na comunidade Santa Terezinha, em caso de necessidade. A comunidade que precisar utilizar o serviço poderá levar também os pets e móveis, porém, o transporte destes itens é responsabilidade de cada família. Havendo uma necessidade maior, outros abrigos serão ativados posteriormente.
Para quem precisa de um espaço para guardar móveis, a Prefeitura de Gaspar disponibiliza quatro locais para a comunidade:
No local, haverá servidores da prefeitura para controlar o acesso. Os móveis podem ser colocados até às 00h desta sexta. No sábado, o atendimento inicia às 7h e a partir dali, atenderá 24h. Até o momento, seis famílias realizaram o deslocamento da mudança para os locais.
É necessário que a população fique atenta às informações e acompanhe as atualizações meteorológicas, além de estar preparada para agir caso seja necessário. Outra recomendação do órgão é que a previsão do tempo pode mudar rapidamente, portanto, é essencial manter-se informado para garantir a segurança pessoal e da comunidade, adotando medidas de autoproteção. As enchentes podem ocorrer rapidamente; portanto, ao menor sinal de inundação, procure sair imediatamente para as ruas ou andares mais altos.
Acusado de ataque à creche de Blumenau pede dispensa e não depõe em audiência
Defesa Civil de Rio do Sul amplia cota de inundação para 10 metros
Hospital Santo Antônio cancela atendimentos ambulatoriais; Pronto-Socorro segue atendendo
Mín. 14° Máx. 25°